Central do Brasil

Por Walter Salles

1998 |

RJ |

115' |

Drama |

12

Dora (Fernanda Montenegro) escreve cartas na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, para pessoas analfabetas. Quando volta para casa, relê as cartas com sua amiga Irene (Marilia Pêra) e juntas decidem se elas merecem ou não ser enviadas aos destinatários. Quando uma de suas clientes é atropelada, seu filho Josué (Vinicius de Oliveira), de nove anos, fica perdido na estação. A contragosto, Dora acolhe o menino e o leva aos confins do Nordeste, à procura do pai. Os dois, tão diferentes entre si, se aproximam à medida que viajam país adentro.

Cine Drive-in – 19:00
Praça de Eventos Álvaro Jardim
Bairro Antônio Carlos Magalhães

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Walter Salles

Walter Salles é um diretor brasileiro premiado nacional e internacionalmente. O exílio e a busca da identidade são os temas centrais das suas obras de ficção e documentários. Seus primeiros documentários, “Krajcberg, o Poeta dos Vestígios” (1986) e “Socorro Nobre” (1995), ganharam prêmios em vários festivais, incluindo o Fipa d’Or de Melhor Documentário (França) e o Prêmio do Público no Festival dei Popoli, em Florença (Itália).

Dentre os seus longas-metragens de ficção, destacam-se “Terra Estrangeira” (1995), codirigido por Daniela Thomas, selecionado para o Festival de San Sebastián e vencedor do Prêmio de Público no Rencontres de Cinéma de Paris; “Central do Brasil” (1998), que recebeu mais de cinquenta prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Urso de Ouro de melhor filme e o Urso de Prata de melhor atriz para Fernanda Montenegro no Festival de Berlim, além do BAFTA da Academia Britânica e o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro; “Abril Despedaçado” (2001), selecionado para a competição do Festival de Veneza, onde recebeu o Leonino D’Oro (prêmio do júri jovem) e vencedor do Prêmio de Melhor Diretor no Festival de Havana; e “Diários de Motocicleta” (2004), ganhador de mais de vinte prêmios internacionais, entre eles BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Trilha Sonora, Prêmio da Associação de Críticos de Londres, Prêmio do Público no Festival de San Sebastián e o Oscar de Melhor Música Original.

Em 2020, Salles recebeu o prêmio FIAF, da Federação Internacional de Arquivos de Filmes, mais importante rede internacional de cinematecas e arquivos de filmes do mundo, pelo seu trabalho em prol da memória cinematográfica brasileira.

PRINCIPAIS PRÊMIOS

  • Globo de Ouro – Melhor Filme Estrangeiro – Hollywood Foreign Press Association 1998
  • Urso de Ouro (Melhor Filme), Urso de Prata (Melhor Atriz: Fernanda Montenegro), Prêmio de Melhor Filme (Júri Ecumênico) – 48º Festival de Berlim 1998
  • Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro do Ano – BAFTA (British Academy Film and Television Award) 1999
  • Prêmio “”Cinema 100″” – Melhor Roteiro – Festival de Sundance 1996
  • Prêmio do Público e Prêmio da Juventude – Festival de San Sebastián 1998
  • Prêmios de Melhor Filme Estrangeiro do Ano e Melhor Atriz do Ano (Fernanda Montenegro) – National Board of Review, EUA 1998
  • Melhor Atriz do Ano (Fernanda Montenegro) – Los Angeles Film Critics 1998
  • Prêmio da Crítica – Melhor Atriz (Fernanda Montenegro) – Festival Internacional de Cinema de Fort Lauderdale, EUA 1998
  • Golden Satellite – Melhor Filme Estrangeiro – International Press Academy, EUA 1998
  • Prêmio Especial do Júri, Melhor Atriz (Fernanda Montenegro). Melhor Ator Jovem (Vinícius de Oliveira)e Prêmio da Universidade de Havana – Festival del Nuevo Cine Latinoamericano, Cuba 1998
  • Câmera de Ouro (Walter Carvalho) – Festival Manaki Brothers, Macedônia – 1998
  • Golden Frog (Walter Carvalho) – Festival Internacional da Arte da Cinematografia (Camerimage), Polônia 1998
  • Prix de la Fondation Gan, França 1998
  • Prêmio Especial do Eurasia Film Festival, dado pela União dos Cineastas Eurasianos pela contribuição ao renascimento do cinema humanista, Cazaquistão 1998
  • Melhor Filme Estrangeiro – Associação dos Críticos de Cinema Argentinos 2000
  • Margarida de Prata – Melhor Filme Nacional – CNBB 1998
  • Prêmio Ministério da Cultura, Brasil 1998
  • Melhor Filme do Ano – Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro 1998
  • Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Fernanda Montenegro) e Melhor Fotografia do Ano – Associação Paulista de Críticos de Arte 1998
  • Ciné Prix Swisscom (Melhor Filme Exibido na Suíça em 1999) 2000
  • Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Fernanda Montenegro) e Melhor Fotografia do Ano segundo o Público e a Crítica – Prêmio Sesc de Cinema 1999
  • Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Fernanda Montenegro), Melhor Fotografia, Melhor Roteiro, Melhor Revelação (Vinícius de Oliveira) e Melhor Filme segundo o Público – Prêmio Estação Botafogo 1999
  • Prêmio Especial do Júri da Universidade de Dramaturgia e Artes de Skopje – Festival Manaki Brothers, Macedônia 1998
  • Melhor Filme Estrangeiro – Associação dos Críticos de Cinema da Espanha – 1999
  • Melhor Filme Estrangeiro – Associação dos Críticos de Cinema da Polônia 1999
  • Prêmio do Público – Festival Internacional de Cinema de Sarlat, França 1998
  • Prêmio Especial de San Marino – Festival de Cinema e História, República de San Marino 1999
  • Prêmio San Fedele de Cinema – Centro Cultural San Fedele, Itália 1999
  • Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro – Festival Internacional de Cinema de Cartagena, Colômbia 1999
  • Melhor Filme – Prêmio Ibeu de Cinema 1999
  • Filme representando a história do cinema brasileiro – 3a Mostra de Cinema de Tiradentes 2000
  • Melhor Filme – Festival de Cinema Lama de Prata, Bolívia 2000

Indicações

  • Indicado aos Oscars de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (Fernanda Montenegro) 1999
  • Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Atriz (Fernanda Montenegro) 1999
  • Indicado ao Prêmio César de Melhor Filme Estrangeiro, França 1999
  • Indicado ao Prêmio David di Donatello de Melhor Filme Estrangeiro, Itália 1999
  • Indicado ao Independent Spirit Awards de Melhor Filme Estrangeiro, EUA 1999″

Ficha Técnica

Direção: Walter Salles
Produção: Elisa Tolomelli
Roteiro: João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein
Fotografia: Walter Carvalho
Montagem: Isabelle Rathery e Felipe Lacerda
Som: Jean Claude Brisson
Música: Antonio Pinto e Jaques Morelenbaum
Direção de Arte: Cássio Amarante e Carla Caffé
Coprodução: Videofilmes, RioFilme, Mact Productions, Arthur Cohn e Donald Ranvaud

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