3 Obás de Xangô
Por Sérgio Machado
2024 |
RJ |
75' |
Documentário |
3 Obás de Xangô registra a amizade incondicional entre Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé, artistas e maiores responsáveis pela criação de um imaginário de baianidade que persiste até hoje. Os 3 defendiam que a força de suas obras residia em documentar o que viam nas ruas: a resiliência do povo do candomblé, o poder das mulheres, a onipresença do mar. Os livros de Jorge, as canções de Caymmi e as pinturas de Carybé consolidaram ‘um modo de estar no mundo’ dos baianos e influenciaram gerações de artistas que vieram depois.
Cinema no Terreiro – 19:00
Praça dos Orixás
Rua do Pamp, 145 – Bairro Democracia

ACESSIBILIDADE



Gostou? Compartilhe este filme nas suas redes

Sérgio Machado
Sérgio Machado nasceu em Salvador. Dirigiu o doc Onde a Terra Acaba, vencedor em 15 festivais, o longa de ficção Cidade Baixa, que ganhou mais de 30 prêmios, como o Prêmio da Juventude, em Cannes, Quincas Berro D’Água, adaptação da novela de Jorge Amado, Tudo que Aprendemos Juntos, longa de encerramento de Locarno, A Luta do Século, melhor doc no Festival do Rio 2016, e a premiada ficção Rio do Desejo.
Ficha Técnica
Direção: Sérgio Machado
Roteiro: Sérgio Machado, Gabriel Meyohas, André Finotti e Joselia Aguiar
Produtora: Coqueirão Pictures
Coprodutoras: Janela do Mundo e Globo Filmes
Produção: Diogo Dahl
Produção executiva: Maria Fernanda Miguel
Direção de fotografia: Toca Seabra
Montagem: André Finotti
Som: Priscila Alves e Dudoo Caribe
Com a participação de: Jorge Amado, Dorival Caymmi, Carybé, Camafeu de Oxóssi, Mãe Stella de Oxóssi, Gilberto Gil, Muniz Sodré, Gildeci Leite, Balbino Daniel de Paula, Ayrson Heráclito, Tiganá Santana, Maria Lúcia de Santana Neves, Solange Bernabó, Paloma Amado, Lázaro Ramos, João Jorge, Itamar Vieira Jr., Goli Guerreiro, Dori Caymmi e Danilo Caymmi.
