A mesa Memória e Resistência dos Cinemas de Rua propõe o debate sobre os espaços de cultura e entretenimento que se mantem vivos entre lutas, resistências e memórias e em meio as ruas. Os debates são abertos, acontecerão sempre de 17h às 19h, e contarão com intérpretes de libras. Para quem desejar certificado, é necessária inscrição prévia pelo https://www.sympla.com.br/circuitocineeden  

DEBATEDORES:

Suzana Argolo – Administradora de empresas e integra o Grupo SALADEARTE desde julho de 2010. Atua como gestora administrativo-financeiro da Cinema e Arte Produções Ltda, cuidando das contas a receber e pagar, fluxo de caixa, controles gerenciais, gestão contábil e tributária. Desde fevereiro de 2014 é responsável pela programação de todo o Circuito Saladearte. Idealizadora de diversos projetos na área cultural, atuando também como curadora, produtora e responsável pela prestação de contas. Responsável pela inscrição, desenvolvimento dos projetos e prestação de contas dos projetos do Prêmio Adicional de Renda da ANCINE. Atua na área de projetos de viabilidade de novas salas de cinema.

Samir Suzart – Cineasta, graduado como Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB (2013).  Samir Suzart tem experiência em diversas linguagens artísticas. Como cineasta foi diretor de som em filmes de ficção e de documentários como, por exemplo: no longa-metragem “Um filme para Michal (2013); no projeto cinematográfico itinerante “Faz-se Filmes (2014)”. É o diretor do Cine Theatro Cachoeirano, desde a sua reinauguração pelo IPHAN e pela Secretaria de Cultura de Cachoeira, em jun/2014.

João Soares Pena – João Pena é urbanista, graduado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), mestre e doutor em Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Realizou doutorado sanduíche no Instituto para Pesquisa em Ciência Social de Amsterdã (AISSR), da Universidade de Amsterdã (UvA). Foi professor substituto da Faculdade de Arquitetura da UFBA e dos cursos de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário UniRuy e da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF). É Analista Técnico de Urbanismo do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e integrante do grupo de pesquisa ¡DALE! – Decolonizar a América Latina e seus Espaços, vinculado à UNILA. Em sua pesquisa de mestrado analisou a trajetória dos cinemas de rua de Salvador e sua relação com a cidade, com foco nos cines pornôs. Tem interesse pela relação entre espaço urbano, raça, gênero e sexualidade.

Cláudio Marques – Cláudio Marques nasceu em Campinas em 1970. Idealizou e hoje é o principal coordenador do Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha e do Panorama Internacional Coisa de Cinema. Roteirizou e dirigiu 5 curtas-metragens amplamente exibidos e premiados no circuito de festivais: ”O Guarani” (2008), “Nego Fugido” (2009), “Carreto” (2010), “Sala de Milagres” (2011) e “Desterro” (2012). Realizou 4 longas-metragens que repetiram a carreira de sucesso dos curtas. São eles: “Depois da Chuva” (2013), que estreou no 46º Festival de Brasília, onde recebeu prêmios de melhor ator, melhor roteiro e trilha sonora; “A Cidade do Futuro” (2016), que circulou por mais de 40 festivais no Brasil e no exterior, conquistando prêmios no Olhar de Cinema e no BAFICI; Guerra de Algodão(2018), que estreou internacionalmente no 42º Festival de Montreal. Todos os longas estrearam, também, no circuito comercial. Sobradinho (2020), seu mais novo trabalho, estreou na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2020.

José Américo – Natural de Ipiaú, graduado em Comunicação Social/Jornalismo, pela Universidade Federal da Bahia, escritor, poeta, historiador. Trabalhou durante 19 anos seguidos no jornal A Tarde , também atuou em outros órgãos da imprensa baiana. É presidente do Conselho de Cultura de Ipiaú e um dos fundadores do Coletivo Cultural. Liderou o movimento que resultou no tombamento do prédio do Cine Teatro Eden ,  como Patrimonio Historico do municipio de Ipiaú.

Produção:

Apoio Institucional:

Apoio Financeiro: