O evento este ano terá toda a sua programação online, incluindo quatro oficinas que visam ao debate e a formação para o mercado de audiovisual.
O 3º Circuito Cine Éden, evento promovido pela Voo audiovisual, e que busca o fortalecimento do cinema baiano, abre inscrições para quatro oficinas online e gratuitas que acontecerão entre os dias 1º e 4 de dezembro, sempre de 9h às 12h. As vagas são limitadas e voltadas para produtores, realizadores, diretores, estudantes, professores, pesquisadores, entusiastas do cinema e demais interessados nas potencialidades desta linguagem.
No dia 1º, será realizada a oficina de Crítica cinematográfica, com Lecco França. No dia 2, a oficina de Caracteres da Sombra na Direção de Fotografia, com Flávio Rebouças. Já no dia 3, será a vez da oficina de Produção Audiovisual para Internet, com Hawk Andrade. Por fim, dia 4, será a oficina Olhos Abertos: Montagem e Edição de vídeos, com Larissa Fulana de Tal. As inscrições devem ser feitas no site https://www.sympla.com.br/circuitocineeden.
Programação do 3º Circuito Cine Éden – Nesta edição, serão realizadas a Mostra Cinema de Rua, que exibirá 10 curtas-metragens abordando histórias de cinemas de rua da Bahia; e a Mostra Cinema de Casa, que selecionará 10 curtas-metragens filmados por baianos durante a quarentena. Os filmes ficarão disponíveis no site e no canal do evento https://www.youtube.com/circuitocineeden. Os curtas selecionados para a Mostra Cinema de Casa também serão exibidos pela TVE-Bahia. Além das quatro oficinas, o evento também contará com lives irão promover a qualificação do debate e a formação para o mercado do audiovisual. A programação completa será divulgada até o dia 25 de novembro no www.circuitocineeden.com.br
Para acompanhar as novidades da programação, os interessados devem acessar o site e as redes sociais, Instagram @circuitocineeden, e Facebook https://www.facebook.com/circuitocineeden
A 3ª edição do Circuito Cine Éden é uma produção da Voo Audiovisual, foi selecionada pelo Edital Setorial de Audiovisual de 2019, e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e da Secretaria de Cultura da Bahia.
Sobre os oficineiros
Sobre Lecco França – Graduado em Letras Vernáculas (Universidade Federal da Bahia), Mestre e Doutor em Letras (PPGLitCult-UFBA), professor universitário (Departamento de Educação – Universidade Estadual de Feira de Santana – DEDU/UEFS), pesquisador, escritor, cineclubista, curador e crítico de cinema. Atua na divulgação e estudo de produções culturais africanas e afro-brasileiras, em especial, na literatura, cinema e fotografia, com poemas, resenhas e artigos publicados em livros e revistas eletrônicas e impressas, no seu blog pessoal www.leccofranca.blogspot.com e na Revista Afirmativa.
Sobre Flávio Rebouças – Flávio Rebouças é formado em Direção de Fotografia (EICTV-Cuba) e bacharel em Comunicação Social – Rádio e TV (UESC-BA). Como Diretor de Fotografia colaborou em mais de 20 projetos de curtas-metragens ficcionais e documentais, em suporte digital e analógico, que circularam em dezenas de mostras e festivais de cinema pelo mundo. Também fez a colorização de diversos curtas metragens. Recentemente, tem construído a fotografia de longas metragens documentais que estão em processos de realização ou finalização, como: “Açucena” (Brasil/Isaac Donato); “Back Home” (Canadá/Cuba/Nisha Platzer); e “Four Winters in Edificio Cuba” (Polônia/Cuba/ Aleksandra Maciuszek); além do episódio “A Pedra que Brilha” (Série de ficção “Noturnos”/Canal Brasil/ Vinicius Silva).
Sobre Hawk Andrade – Hawk cursou 4 períodos de Jornalismo na UFT (2012-2013) e 6 períodos de Rádio e TV na UESC (2014-2017). Trabalhou na SEDUC TO como estagiário de comunicação (2013). Criador de conteúdo no Youtube, canal Hawk, com mais de 235 mil inscritos e 19 milhões de visualizações. (2014 – atual). Criador de conteúdo no Instagram, @hawk.jpg, com mais de 59 mil seguidores (2013 – atual).
Sobre Larissa Fulana de Tal – Direção de criação na produtora Olhos Abertos Audiovisual. Graduada em Cinema e Audiovisual na UFRB. Atualmente está como Conselheira da Região Nordeste na Associação de Profissionais Negros da Audiovisual (APAN). Diretora do documentário Lápis de Cor (2014), projeto contemplado pela I Chamada de Curtas Universitários do Canal Futura. Diretora do curta-metragem Cinzas, inspirado no conto de Davi Nunes, contemplando no Edital Curta Afirmativo (2012). Direção Geral da série documental Diz aí! Afro e indígena do Canal Futura (2018). Convidada realização de uma reportagem documental na Yahoo Notícias com “Carrinho da Economia no Bairro da Caixa D’água em Salvador/BA”. Atua nas áreas de: Criação, direção e montagem.
Sobre o Circuito Cine Éden
Evento criado em 2014 para promover debate sobre a valorização da nossa cultura e memória, reforçando a importância da construção e revitalização de espaços culturais, sobretudo no interior da Bahia. Desde então, tem pautado discussões a respeito da existência dos cinemas de rua, tendo como ponto de partida a luta pela revitalização do Cine Éden, antigo cinema de Ipiaú-Bahia, dando início à campanha #PorUmNovoCineÉden. Para isso, traz a perspectiva do fortalecimento da existência de salas como aquela, que vêm perdendo espaço para as salas em shoppings centers cuja programação não reflete a demanda do cinema nacional.
COMUNICADO: VAGAS ESGOTADAS!